Johan Vilela Dev
Published on

Não existe passo a passo!

Authors
  • avatar
    Name
    Johan Vilela
    Twitter

Vou começar esse post te mostrando esse roadmap de desenvolvimento frontend.

Pra você que não conhece, não se assuste com essa imagem. 😱

Um roadmap mostra o passo a passo pra você seguir e chegar a um determinado objetivo, nesse caso é se tornar um desenvolvedor frontend.

frontend.png

Se você está limitando o seu conhecimento baseado em um roadmap, preste atenção no que eu vou te falar: existe uma grande chance de você ficar tão desapontado ao ponto de desistir da carreira dev por causa de algo que interpretou de forma errada.

Não siga esse tipo de roadmap etapa por etapa. Não espere até ficar muito bom em um assunto para começar a estudar outro. Essa não é a realidade em que estamos vivendo.

Para ser um bom desenvolvedor você precisa ter a habilidade de se adaptar ao mercado o tempo todo, aliás, todos os dias tem gente criando coisas novas, aperfeiçoando coisas que já existem e descontinuando coisas que já foram amplamente usadas pela comunidade, não é mesmo?

É importante eu deixar claro que eu não sou contra os roadmaps, pelo contrário, eu acho eles muito úteis, só estou dizendo que essa forma de usá-los pode não ser a melhor pra você.

Não estou criticando a ferramenta, somente essa forma de uso.

Use um roadmap de uma forma mais inteligente, menos rígida, não siga-os sem refletir na sua necessidade e principalmente no tempo que você tem.

Como evoluir muito mais rápido

E aqui vai a chave mestra para você evoluir no seu aprendizado:

🗝️ Aprenda por demanda

Sim, é isso mesmo!

Primeiro tenha um projeto para desenvolver, se não tiver, crie um próprio, então pesquise o que você precisa para iniciar esse projeto, comece a colocar a mão na massa, e o que você não souber, vai estudando a medida em que as necessidades forem aparecendo.

Por exemplo:

Se eu precisar fazer uma página de login:

  • Primeiro vou pesquisar como geralmente isso é feito.
  • Descubro que isso de chama seção privada, ou algo do tipo.
  • Busco entender os conceito de como funciona.
  • Procuro saber como criar do zero.
  • Procuro saber já existe algo pronto que sirva para o projeto.
  • Decido se vale a pena eu usar algo pronto ou fazer tudo eu mesmo.
  • E então assim que essa funcionalidade estiver pronta eu comemoro pelo que aprendi e já parto pra próxima.

E é assim que eu faço no meu dia-a-dia.

Isso vai te poupar de passar dias e dias estudando sobre um determinado assunto que talvez você nunca vai precisar usar. Poderia ter usado esse tempo se dedicando a outras coisas mais relevantes para o seu contexto.

Entenda, nunca vai faltar assunto para um desenvolvedor estudar, é como um universo infinito de conhecimento, porém o nosso tempo é limitado, por isso precisamos decidir com sabedoria quais assuntos devemos dar prioridade.

Atenção, não seja omisso

Não deixe de estudar os fundamentos das ferramentas que são importante e que você usa. Se você é um dev frontend, procure saber a base de HTML, CSS e JavaScript antes de decidir qual o framework ou biblioteca de frontend você vai aprender.

E assim deve ser em todas as etapas.

Se decidir usar React, entenda os principais conceitos do React antes de cair de cabeça em um framework como o Next.js, e por aí vai.

Não me entenda mal, você pode estar fazendo coisas consideradas avançadas ao mesmo tempo em que estuda conceitos básicos, e tá tudo bem, muito provavelmente todo dev já passou por isso.

A questão é não se deixar travar por uma ideia perfeita de um roadmap, e não se deixar cair na síndrome do impostor.

Desenvolva o melhor que puder com as ferramentas que você tem em mãos nesse momento, e se precisar aprender algo novo para atingir o seu objetivo, aprenda, mas foque no objetivo.

A medida que for tomando experiência vai sentir a necessidade de voltar atrás e preencher certas lacunas no aprendizado, então estude, consolide o conhecimento e continue desenvolvendo coisas novas, melhorando as coisas antigas que já tinha feito.

O pensamento do cliente

Lembre-se que o mais importante é o produto final resolver uma determinada demanda, pois no final do dia o seu cliente não quer saber se você domina tudo sobre a área em que você está trabalhando, na maioria da vezes o cliente nem vai ficar sabendo como foi que você desenvolveu aquilo.

O que ele quer mesmo saber é se o que você desenvolveu consegue suprir a demanda que ele tem, ou seja, se você foi capaz de resolver o problema dele.

Conclusão

Nunca pare de estudar e se aprimorar mas, mais importante que isso, nunca para de criar, aliás é isso que um desenvolvedor faz, não é?

Se divirta criando seus projetinhos, mesmo que muitos deles não cheguem a se tornar grandes coisas, mas aproveite para aprender mais enquanto cria por diversão, assim quando for criar pra valer, você já vai estar um passo a frente.

Bônus

Deixo aqui um site excelente cheio de roadmaps para desenvolvedores

roadmap.sh

👇 Aqui em baixo tem uma seção de comentários, bora trocar um ideia!